domingo, 5 de junho de 2011

PARA, repara.


Esta semana presenciei uma situação chata e me dei conta do quanto somos egoístas. Se parássemos um pouco pra refletir nas coisas simples que nos acontecem diariamente, possivelmente esse quadro seria amenizado.
Estava num ônibus indo para o trabalho, e tinha um rapaz bastante idoso sentado a minha frente. Geralmente cobram a passagem quando entramos, mas dessa vez estava sendo o contrário, pagávamos na saída. Então ao sair, o cobrador perguntou a ele quanto à tarifa, e ele disse que não pagaria, pois já é velho e tem esse direito. Mas ainda assim o cobrador insistiu que ele mostrasse a identidade, isso como forma de repressão, por ele estar, de alguma forma, perdendo dinheiro com essa passagem a menos.
Tudo bem, eu acho mesmo que tem que ter uma segurança do que se está fazendo, que tem que ter um documento principalmente nesse país, que a corrupção assola. Todavia achei tudo isso uma falta de respeito, pois ele, de fato, era bem velhinho, e não precisava documento nenhum para comprovar que ele não deve pagar a passagem. Mas o pior de tudo nem foi o pedido da documentação, foi a forma como ele agiu ao receber a informação, foi bastante grosso, discutiu com o homem no ônibus, putz, isso me deixou bastante triste.
É importante que a gente veja essas coisas sem deixar que elas passem despercebidas. Nos deparamos a todo momento com situações até piores do que essa e não conseguimos perceber que muitas vezes fazemos isso também, sem nem sentir. E o pior, é que acabamos maltratando pessoas que gostam de nós, e que se sentem magoadas com algumas palavras que aparentemente são insignificantes, mas que no fundo retratam o quanto a cada dia estamos pensando mais em nós mesmos e menos nos outros.

0 comentários:

Postar um comentário